quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Grêmio espera documentação de Cristian Rodriguez até sexta-feira

Depois de acertar com Vanderlei Luxemburgo, o Grêmio promete não parar por aí. O meia Cristian Rodriguez está cada vez mais perto do Olímpico. Na semana passada, o diretor-executivo Paulo Pelaipe confirmou que havia feito uma proposta oficial ao Porto. Agora, apenas detalhes burocráticos separam o uruguaio de Porto Alegre. É esperada entre quinta e sexta-feira a documentação do jogador no departamento jurídico do clube gaúcho.
- Até sexta-feira, esperamos que os documentos cheguem ao jurídico - disse Pelaipe, à Rádio Gaúcha. - Mas, enquanto não estiver asssinado, não vamos nos pronunciar. O fato é que o jogador quer vir, se desentendeu com o treinador lá (Vítor Pereira). Também depende do Porto e da documentação.

Polivalente e cheio de bagagem
Esse uruguaio de Montevideo tem apenas 26 anos, mas conta com currículo recheado. Além de presença constante nas convocações de Oscar Tabarez na seleção uruguaia, "Cebola", como é chamado, tem passagens por Paris Saint German, Benfica e Porto, seu atual clube. Canhoto, se destaca pela polivalência, segundo o jornalista Luis Cabrera, do jornal uruguaio El Pais.
- Na seleção, joga normalmente como meia-esquerda. Às vezes, atuou como "enganche" (que faz o elo com os atacantes). Na Europa, costuma compor como ponta pela esquerda, em esquemas com três atacantes - enumera.


Basta bater o olho nas imagens para chamar atenção ao porte físico do jogador. A força é o seu forte, o que compensa um pouco a falta de um perfil mais cerebral. Não espere de Rodriguez um estilo cadenciado, com um vasto repertório de lançamentos de efeito, à la Douglas. O uruguaio é outro tipo de meia, mais agressivo e veloz Apesar de ter um biotipo "pesadão", Rodriguez não está fora de forma, garante Cabrera. Pelo contrário, usa essa qualidade para reter a bola como poucos. Será duro desarmar Rodriguez por essas bandas.

Impetuoso e, às vezes, explosivo
Desde 2008 no Porto, Rodriguez hoje senta no banco de reservas na equipe de Vítor Pereira. Confirma a informação passada por Cabrera, de ser um meia de pouca vocação para o gol. Marcou 16 vezes em três temporadas e meia no Dragão. É qualificado pelo jornalista português João Souza, do periódico A Bola, como um jogador "impetuoso, brigão e de boa técnica". Fora de campo, o torcedor gremista também verá um atleta de personalidade. Souza relata um episódio que mostrou a sua faceta "explosiva" em Portugal.
- É um tipo por vezes explosivo quando provocado - avisa. - Ainda agora, em Barcelos, depois do jogo com o Gil Vicente, foi tirar satisfações com torcedores do Porto que haviam vaiado a equipe pela derrota.

Cebola no Porto:

2008/2009
45 jogos (3.343 min) - 7 gols

2009/10
30 jogos (1.813 min) - 5 golos

2010/11
29 jogos (1078 min) - 2 golos

2011/12:
14 jogos (675 min) - 2 golos

Nenhum comentário:

Postar um comentário