terça-feira, 3 de abril de 2012

Luto!Morre aos 77 anos o ídolo do Grêmio Airton Pavilhão

Morreu na tarde desta terça-feira um dos maiores zagueiros da história do futebol gaúcho. Aos 77 anos, Airton Pavilhão estava internado desde sábado no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre. O ex-jogador do Grêmio sofria com uma infecção generalizada. O corpo será velado no Salão Nobre do Estádio Olímpico.

Airton Ferreira da Silva iniciou a sua carreira no Grêmio depois de uma negociação curiosa. O zagueiro foi comprado do Força e Luz por 50 mil cruzeiros mais um pavilhão de arquibancadas, fato que deu origem ao apelido do zagueiro.

Marcado por ser um defensor de alta técnica, de poucas faltas, Airton permaneceu no Grêmio de 1954 até 1960, quando se transferiu para o Santos e atuou ao lado de Pelé. Mas foi jogando contra o Rei do Futebol que o zagueiro construiu um dos seus lances mais emblemáticos. Em um jogo no Olímpico, ele aplicou um lindo drible no camisa 10 do Santos e ficou marcado por ser 'o único a driblar Pelé'.

Airton ficou apenas um ano no Santos e depois retornou para o Grêmio, 1961. Permaneceu no Olímpico por mais seis anos. Ainda teve passagens por Cruzeiro, Cruz Alta e pela Seleção Brasileira.

Com a camisa do Grêmio, o zagueiro conquistou seis títulos do Campeonato Gaúcho e o Torneio Sul-brasileiro e ainda foi campeão Pan-Americano pela Seleção Brasileira. Atualmente era conselheiro do clube gaúcho.

Entre as várias homenagens que recebeu ainda em vida, Airton emprestou o seu nome para um dos pavilhões do Centro de Treinamentos de Eldorado do Sul, utilizado para os treinamentos da categorias de base do Grêmio.

O perfil do craque

Nome: Airton Ferreira da Silva
Posição: zagueiro
Nascimento: 31/10/1934
Local: Porto Alegre
Títulos: Pentacampeão da Cidade e do Estado, Hexacampeão Gaúcho, Campeão do Torneio Sul-Brasileiro, Campeão da Cidade, Campeão Pan-Americano (Seleção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário