O Gladiador virou mania entre os gremistas. Seu perfil de jogador aguerrido e com faro de gol encanta os torcedores e começa a render lucros ao clube. Em um mês, o Grêmio fará chegar ao mercado uma linha de produtos licenciados, todos associados à marca Gladiador. São camisetas, jaquetas e moletons. Cioso de sua imagem, o próprio jogador irá aprovar a qualidade dos produtos antes do lançamento.
Os bonecos em miniatura do atacante, cuja perspectiva de venda é de pelo menos 10 mil unidades nos dois primeiros meses, tendo crianças e colecionadores como público alvo, também estão em fase final de produção.
A previsão de faturamento com o marketing já é da época da contratação, no final de novembro. Mas era preciso superar uma fase de maturação, como diz o executivo de marketing do Grêmio, Paulo César Verardi. Neste período Kleber consolidou sua imagem junto aos torcedores e permitiu que ele fosse explorado comercialmente. Essa etapa já foi vencida.
— Há uma inegável sinergia entre o atleta, por conta de sua performance, e a torcida. Kleber é obstinado, tem a cara do Grêmio — entende Verardi.
A imagem de Kleber também está associada a uma campanha de valorização do Olímpico, que vive seu último ano. Um painel exposto na Avenida Mostardeiro, nas imediações da Baixada, também um antigo estádio do Grêmio, exibe a figura do centroavante celebrando um gol abraçado a Marcelo Moreno.
A frase "Em 2012, viva o Olímpico" é um convite para que o torcedor compareça aos jogos com espírito alegre, mesmo que o ano seja de despedida. Em vez de adotar um tom de melancolia pelo fechamento da casa que utiliza desde 1954, a direção quer celebrar tudo o que ele representou de positivo na história do clube.
Kleber também é o campeão de vendas de camisetas. Das 1,5 mil camisas oficiais vendidas somente nos primeiros dias de março na GrêmioMania do Olímpico, 800 levavam às costas seu nome e o número 30. A inscrição do número é feita na hora, em três máquinas para estampar localizadas no interior da loja.
— O Gladiador está em alta. O público que mais consome sua camiseta varia de 20 a 40 anos — atesta o gerente João Basílio de Oliveira.
A projeção é de um incremento das vendas no varejo a partir de abril, quando dois novos modelos de camiseta oficial serão lançados no mercado. É possível que a de Kleber seja personalizada, com algum elemento que remeta a sua imagem. Até o final do ano, outros três modelos chegarão às lojas.
Considerado um ano atípico no plano emocional, pelo fechamento do Olímpico e a abertura da Arena, 2012 deverá registrar uma quebra no recorde de vendas. Em vez das 320 mil unidades que são vendidas em temporadas sem maior apelo, poderá ser atingida a marca dos 500 mil. A mesma projeção indica que Kleber será o campeão de vendas.
As camisetas mais procuradas de março, até esta terça:
30 de Kleber - 800
9 de Marcelo Moreno - 300
7 de Bertoglio - 200
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