Carreira:
Zé Roberto começou nas divisões de base do Palestra de São Bernardo,onde mostrou muita habilidade e despertou o interesse da Portuguesa.
Jogando de volante e as vezes de lateral esquerdo ele teve uma ótima passagem pela Lusa em 1996,onde levou o time paulista para a final do Brasileirão do mesmo,mas acabou sendo derrotado para o Grêmio.
Seu último ano na Portuguesa foi 1997, quando transferiu-se oficialmente para o Real Madrid. Sua camisa na época era a 21, que foi deixada pelo ex-astro do futebol espanhol, Luis Enrique. A negociação girou em torno de €2,5M, o equivalente a $6,2M.
Na Espanha Zé Roberto rendeu muito abaixo do esperado,sendo utilizado muitas vezes na equipe B do Real Madrid.
Em 1998,devido ao seu mal momento,o jogador foi emprestado para o Flamengo,para a disputa do Campeonato Brasileiro do mesmo ano.
Zé Roberto fez uma boa temporada pelo Flamengo e acabou despertando o interesse de grandes clubes europeus.
Ao voltar de empréstimo para o Real Madrid,o jogador foi imediatamente negociação com Bayer Leverkusen,da Alemanha.
Sua caminhada de glória pela Alemanha começava ali.
Zé Roberto fez bos atuações como Meio Campista pelo Bayer e acabou se consolidando nesta posição.
De 1998,ano de chegada ao clube alemão,até seu último ano pleo clube,em 2002,o meia ganhou muito prestigio lá ao conquistar a torcida com ótima atuações e a levar a equipe a disputa de muito títulos,como a final da Liga dos Campeões,onde eles acabaram sendo derrotados pelo Real Madrid,por 2x1,jogo em que Zé Roberto não jogou.
Em 2003 então, transferiu-se para outro clube alemão: o Bayern de Munique. Neste clube, Zé Roberto viveu a melhor fase de sua carreira e conquistou grande parte de seus títulos.
Depois de Muitas glórias na Alemanha,Zé Roberto resolveu ir para o seu time do coração,o Santos.
Foi então que ainda em 2006,o meia assinou um contrato de dez meses com a equipe santista.
Em 2007 levou o clube alvinegro até a semifinal da Libertadores,perdendo a vaga para a final para o Grêmio.
Ainda em 2007 pelo Santos,o jogador conquistou o Campeonato Paulista.
Evangélico,o meia escreveu um livro que se chama: "Zé Roberto, Colhendo Frutos em Terra Seca",da Editora Central Gospel.
No fim de 2007 o meia voltou para o Bayern de Munique,mas em 2009 foi para outro grande clube alemão,o Hamburgo,onde assinou um contrato de dois anos.
Em 2011 Zé Roberto anunciou que não renovaria com o Hamburgo,o que despertou interesse de muitos clubes do mundo todo.
O meia acabou acertando com o Al-Gharafa do Catar,onde foi contratado para ser o substituto de Juninho Pernambucano,que na época tinha ido para o Vasco da Gama.
No Catar o jogador foi canditado a ser o melhor jogador do Campeonato Nacional do Catar.
Ao fim do seu contrato com o Al-Gharafa,o meia despertou o interesse do Grêmio e do seu clube do coração,o Santos.
O Santos acabou não dando muita importância para o jogador,pois já tinha idade avançada,estava com 38 anos,então Zé Roberto acabou acertando com o Grêmio.
O jogador se apresentou dia 4 de junho de 2012 no Grêmio,juntamente com o lateral esquerdo Fábio Aurélio,que estava vindo do Liverpool,da Inglaterra.
O jogador fez um 2012 muito bom,fazendo com que o desacreditado Grêmio de 2012 brigasse pelo título do Campeonato Brasileiro do mesmo ano.
Com um contrato que se encerrava no fim de 2012,Zé Roberto era dúvida para 2013,pois ninguém tinha certeza se o meia renovaria o contrato com o Grêmio.
Mas com uma negociação tranquila,Zé Roberto renovou o contrato com o Grêmio por mais um ano e com uma prorrogação de contrato por mais seis meses,caso o Grêmio se classifique para a Libertadores de 2014.
O meia é o camisa 10 do Grêmio e o jogador que a torcida gremista mais deposita confiança para conquistar títulos em 2013,mais especificamente a Libertadores da América.
Seleção Brasileira:
Zé Roberto também jogou na Seleção Brasileira, tendo participado de duas conquistas de Copa América e de Copa das Confederações.
Disputou também a Copa do Mundo de 1998, sendo vice-campeão, atuando ainda na lateral esquerda, reserva do então titular Roberto Carlos.
Uma fase porém não foi o bastante para fazê-lo integrar o elenco da Copa do Mundo de 2002, na qual a Seleção Brasileira se consagraria campeã.
Na Copa do Mundo de 2006, apesar da campanha frustrante da Seleção Brasileira, Zé Roberto destacou-se como um dos melhores do torneio, fazendo inclusive parte da Seleção da Copa, eleita pela FIFA.
Em 2007 recusou o convite de disputar a Copa América do mesmo ano,pois optou por encerrar seu ciclo pela Seleção Brasileira.
Prêmios individuais
- Melhor Jogador da G14, 2009 E 2010
- Bola de Prata da Revista Placar: 1996 e 2012
- Seleção da Copa do Mundo FIFA: 2006
Ficha técnica:
NOME COMPLETO | José Roberto da Silva Júnior |
DATA DE NASCIMENTO | 6/7/1974 |
ONDE JOGOU | Portuguesa/SP, Real Madrid/ESP, Flamengo/RJ, Bayer Leverkusen/ALE, Bayern de Munique/ALE, Santos/SP, Hamburgo/ALE, Al Gharafa/CAT. | ||
COMPETIÇÕES | Campeonato Espanhol e Supercopa da Espanha 1997 (Real Madrid); Campeão Paulista 2007 (Santos); Bundesliga 2003, 2005, 2006, 2008 (Bayern de Munique). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário