quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Para os olhos: Grêmio 'troca' outdoor por Arena e CT e recria cartão postal
É possível um orgulho do tamanho do mundo ficar ainda maior? O Grêmio pretende mostrar que sim. Cravado sobre um extenso mastro na principal entrada de Porto Alegre, na Rua João Moreira Maciel, o outdoor que anuncia "Bem-vindo à terra do primeiro clube gaúcho campeão do mundo" ganhará concorrentes de peso no chamariz aos recém-chegados que passam de carro e ônibus pela via ou de avião sob a BR-290: é a Arena, a ser inaugurada em dezembro, e ainda o Centro de Treinamento do Futebol Profissional, previsto para janeiro. A dupla de gigantes, cada um de um lado da rodovia, irá despejar um clarão azul ao novo cartão postal da cidade. É, ao menos, o que planeja a direção do clube gaúcho.
A ideia está longe de ser apenas uma resposta ao rival. Em 2006, após desbancar o Barcelona no Mundial de Clubes, o Internacional deu o troco às flautas da torcida tricolor por 23 anos. Levantou outro outdoor, na mesma rua, distante poucos quilômetros do referente ao título de 1983, com os dizeres “Bem-vindo à terra do primeiro campeão do mundo Fifa”. A pretensão gremista, desta vez, é ganhar na imagem institucional e lucrar com a exploração da marca.
- Quem chega a Porto Alegre vê duas grandes obras. E perto de outros pontos importantes da cidade, como o Rio Guaíba. Será um 'cartão de visitas'. Foi tudo planejado para o melhor uso em jogos e treinos, mas também temos este potencial de marketing - explica o presidente da Grêmio Empreendimentos, empresa que gere as construções, Eduardo Antonini.
O nome da Arena, os chamados naming rights, que recentemente despertaram o interesse do ICBC Bank, da China, o maior do mundo, com valor de mercado superior a US$ 211 bilhões, é um exemplo da dimensão deste viés econômico. Os chineses inclusive já estiveram em Porto Alegre para iniciar tratativas.
Outra possibilidade de gerar receitas, em menor escala, estará em placas de publicidade no prédio do CT. Aqui um detalhe: com 300 metros de comprimento, projetado para estar de costas à rodovia, a estrutura será improvisada como um outdoor gigante.
- Pelo seu aspecto estético, a Arena e o CT serão grandes obras de marketing do Grêmio. Seríamos pouco inteligentes em não usar isso. Hoje em dia, já se pergunta por que não se usará a Arena para Copa das Confederações (Porto Alegre não sediará o evento) e na Copa do Mundo (Beira-Rio é o estádio escolhido). O que prova que estamos mostrando ao mundo o que estamos fazendo - completou o presidente Paulo Odone.
Bairro entra na carona e também se agiganta
Por falar em dinheiro, não é apenas o clube quem irá lucrar. O bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre, foi impulsionado pelas obras. A comparação do antes e do depois do setor imobiliário é de assustar. Em 2009, um ano antes do lançamento da pedra fundamental da Arena, o metro quadrado na região custava R$ 500.
Quando tudo estiver edificado, inclusive as melhorias de infra-estrutura prometidas pela prefeitura da cidade, ele saltará para R$ 5 mil. Dez vezes mais. São imóveis de alto padrão, com infraestrutura social como piscina, academia, churrasqueiras e diversos salões de festa. No momento da entrega das chaves, esses apartamentos não sairão por menos de R$ 250 mil
- Os imóveis vendidos atualmente já sentem esta valorização. Hoje, o metro quadrado está na base dos R$ 4,6 mil. De imóveis novos. É outro bairro. Não tem como comparar - contextualiza Alex Machado, consultor imobiliário.
Enquanto as obras não são finalizadas, então, quem pode colhe os frutos. Até esperar pelo clarão azul. O primeiro raio tem data marcada para flamejar. É no dia 8 de dezembro, na inauguração do estádio, com amistoso diante do Hamburgo, da Alemanha. E a Arena segue em franca contagem regressiva.
Saiba mais detalhes sobre o Centro de Treinamento de Futebol Profissional ao lado da Arena do Grêmio
- Área de 6 hectares, 3 mil m² de área construída
- Investimento de R$ 10 milhões
- Inspirado no CT do Barcelona
- 2 campos de grama natural padrão Fifa e 1 sintético
- Utilização exclusiva do grupo profissional
- Placas solares para aproveitamento da energia natural
- Reaproveitamento da água da chuva para irrigação
FONTE: GLOBO ESPORTE / RS
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